domingo, 25 de novembro de 2007

RESPONSABILIDADE SOCIAL 'ZERO'

RESPONSABILIDADE SOCIAL 'ZERO' - É espantoso,para dizer o mínimo: a famosa empresa norte-americana "Wal Mart", conhecida pelos preços módicos, acaba de ganhar uma demanda contra uma sua ex-funcionária, que ficou paraplégica, após ser atropelada por um caminhão, a caminho de seu trabalho, na cidade de Jackson, Missouri, EUA, no sentido de pagar-lhe 470 mil dólares! E por que? Porque tendo o seu planod e saúde coberto o tratamento médico-hospitalar, ela obteve também indenização de 700 mil dólares do dono da empresa de transporte, exatamente para fazer frente aos gastos que terá no futuro, não só porque ficou paraplégica, como também tem três filhos para criar e educar. Justificativa acolhida pelo juiz, inacreditavelmente: ela recebeu o que precisava (tratamento) e, como há uma cláusula no contrato de plano de saúde/acidentes de trabalho dizendo que, caso obtivesse outras idenizações, deveria reembolsar a empresa! Mesmo no Brasil, onde as sentenças judiciais indenizatórias costumam ser bastante modestas, isso jamais aconteceria, até porque uma coisa é o acidente sofrido pela pessoa, e outra, bem diferente, é a cobertura por seguro ou outro benefício, até porque é crucial verificar-se qual foi a extensão dos lucros cessantes e dos danos emergentes. Por outro lado, a cláusula contratual em questão É ABSOLUTAMENTE ABUSIVA, E SERIA FULMINADA DE NULIDADE, PERANTE O NOSSO CÓDIGO DO CONSUMIDOR, DE ACORDO COM O ART. 51. NOTA ZERO PARA O 'WAL MART' EM MATÉRIA DA TÃO DECANTADA, HOJE EM DIA, 'RESPONSABILIDADE SOCIAL' DAS EMPRESAS. ESTÁ UM BOM EXEMPLO PARA QUE OS CONSUMIDORES PENSEM MELHOR ONDE COMPRAR, OU SEJA, DE UMA EMPRESA QUE PREZE SEUS FUNCIONÁRIOS.

Nenhum comentário: